Dica de filme: O Abutre


Lançado em 2014, O Abutre (título original: Nightcrawler) é um longa que reúne drama e uma boa dose de suspense. Sabe aquele tipo de filme em que o espectador fica "preso", querendo assistir até o final? É o caso de O Abrute. A direção ficou por conta de Dan Gilroy, mesmo diretor de O Legado Bourne (2012), Gigantes de Aço (2011) e Tudo por Dinheiro (2005).

Além de protagonista do filme, Jake Gyllenhaal, também foi produtor. O ator ficou muito conhecido por seus papéis em Amor e Outras Drogas, Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo, Os Suspeitos e Donnie Darko. Entre seus filmes mais recentes, estão Nocaute, Evereste e Accidental Love. Bom, nesse longa, ele interpreta Lou Bloom, um personagem intrigante do início ao fim. Claramente, no começo, é fácil deixar-se levar pela ideia que se trata apenas de um jovem com dificuldades para encontrar um emprego e uma carreira pela qual seja realmente apaixonado. No entanto, conforme o longa vai avançando, vemos a verdadeira natureza do personagem, que enxerga na carreira de cinegrafista independente, uma chance de ganhar dinheiro.

Ele passa a filmar cenas de crimes e alimentar um telejornal sensacionalista, que tem entre sua liderança Nina (Rene Russo). Desde suas primeiras filmagens, Lou vai revelando traços fortes de sua personalidade. É um cenário ótimo para discutir os limites éticos e morais da mídia, principalmente, a questão de até onde as pessoas podem chegar por atenção, fama e dinheiro. A razão dessa atuação de Gyllenhaal ser tão boa, é justamente essa, o quanto ele dá vida ao jovem obcecado e sem escrúpulos. Em cada movimento, fala e em cada olhar, vemos o quanto o personagem foi encarnado pelo artista.


Eu tenho o costume de dar spoilers, mas dessa vez, vou me segurar! Recomendo muito esse filme, é ótimo para quem gosta de suspense e personagens estonteantes. Todo o conjunto que o longa envolve em diversos aspectos como atuação, direção e produção, faz ele dar certo e ainda mais, trazendo um final diferente do que estamos acostumados a ver!

Confira o trailer a seguir:

 

0 comentários