Livros: A Sutil Arte de Ligar o Foda-se


O livro A Sutil Arte de Ligar o Foda-se pode dar a impressão de que fala apenas de não ligar para as coisas e ponto final. Não se deixe enganar, não é por esse caminho que ele segue. No decorrer da obra, o autor Mark Manson fala de diferentes assuntos de nossas vidas e sobre a importância de encarar as batalhas que travamos. 

Uma das coisas mais simples e importantes que notei nesse livro, é que algumas atitudes podem parecer banais, mas se pararmos para pensar, podemos trabalhar de uma forma melhor nelas e não nos sufocarmos com a cobrança de sermos sempre melhores e otimistas.

Os valores são a base de tudo que somos e fazemos. Se o que valorizamos é inútil, se o que escolhemos considerar sucesso ou fracasso é equivocado, qualquer coisa baseada nesses valores - pensamentos, emoções, sentimentos cotidianos - será equivocada também.

A leitura é fácil, é como se Mark Manson fosse aquele amigo sincero que não tem receio de te falar algumas verdades. Uma das várias questões tratadas neste livro, é a culpa x responsabilidade. Particularmente, nos passa uma visão um pouco diferente sobre diversos assuntos ao observar a distinção entre ambas. 

A culpa por algumas coisas em certas situações, pode ser de outras pessoas, mas isso não muda que a responsabilidade é sua. Parece tão simples, tão banal, mas é só um dos diversos assuntos que negligenciamos e muitas vezes nem nos damos conta de sua importância.

Se o sofrimento é inevitável, se os problemas da vida também são, a pergunta que devemos fazer não é Como paro de sofrer? e sim Pelo que estou sofrendo?.

Por falar em importância, no livro A Sutil Arte de Ligar o Foda-se, percebemos que não, os problemas não acabam, não há um super momento de iluminação em que sua vida só passa a ser boa. Eu terei problemas, você também. A questão, é que ao aprender a lidar com as coisas, principalmente situações ruins, você passa a entrar em uma realidade mais consciente e coerente com seus objetivos, sem se desgastar com questões que não condizem com o seu caminho.


via GIPHY

Mark Manson traz um olhar crítico bem interessante sobre fracassos, objetivos, lutas que escolhemos, camisas que vestimos e mostra que as perspectivas podem mudar totalmente e de fato, influenciarem na nossa forma de sentir e viver. Sou suspeita para falar, pois estou lendo pela segunda vez, mas analisando de uma forma distante de minha vida e questões com as quais esse livro tem me ajudado, é, de fato, uma leitura capaz de levar mais reflexão para a vida e apurar o senso crítico das pessoas.

Mais informações


Sinopse

Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço.

Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva - sem querer desprezar o valor de nada disso, a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o foda-se.

Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. E ele faz isso da melhor maneira. Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e diz, olhando nos seus olhos: você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão.

Para os céticos e os descrentes, mas também para os amantes do gênero, enfim uma abordagem franca e inteligente que vai ajudar você a descobrir o que é realmente importante na sua vida, e f*da-se o resto. Livre-se agora da felicidade maquiada e superficial e abrace esta arte verdadeiramente transformadora.


Autor: Mark Manson

Ano de lançamento: 2017

Média de preço: É possível encontrar o livro entre R$ 20,00 a R$ 40,00

Para acessar o blog do Mark, clique aqui.

0 comentários