Você sabe o que é o Outubro Rosa?

Sem dúvidas, é ótimo ver um movimento popular como o Outubro Rosa ganhando força e sendo cada vez mais reconhecido! Provavelmente você já tenha visto alguém postando ou falando sobre, quem sabe até o laço símbolo do movimento em alguma loja ou um lugar da sua cidade iluminado de cor de rosa, mas você sabe realmente do que se trata? 

Separei em duas partes informações para você conhecer e entender melhor esse grande movimento!


Qual é a proposta do Outubro Rosa?

É importante saber que o Outubro Rosa busca conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, pois quando diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura são altas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é o tumor maligno mais comum entre as mulheres e sabe o que mais? Além disso, é o que mais leva as brasileiras à morte. Por esses e por muitos outros motivos, é fundamental a realização da mamografia a cada ano a partir dos 40 anos, já que esse tipo de câncer não é comum antes dos 35 anos.

Como o movimento começou?

O movimento, que hoje em dia é internacionalmente conhecido, começou nos Estados Unidos, onde várias regiões realizavam ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro. É nesse cenário que, com a aprovação do Congresso Americano, outubro tornou-se o mês nacional de prevenção do câncer de mama. Não há informações precisas de qual foi a primeira instituição a ser iluminada de cor de rosa. No entanto, sabe-se que em 1997, entidades nos Estados Unidos, localizadas nas cidades de Yuba e Lodi começaram efetivamente a promover o movimento, denominando como Outubro Rosa. Vale ressaltar novamente, que desde esse período até hoje em dia, as ações são voltadas para a conscientização e prevenção. Em 1991, o laço cor-de-rosa foi distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes em uma Corrida pela Cura, realizada em Nova York e foi estabelecido como símbolo nacional do movimento. 


Bom, naturalmente, além do laço presente em lojas, fotos, cartazes e vídeos, muitas ações acontecem em prol do Outubro Rosa, como por exemplo eventos, marchas e a iluminação de cor de rosa em alguns lugares, afinal, quando se trata de conscientização e prevenção, todo esforço vale a pena!! Se informar sempre será importante, em relação a tudo. Um exemplo recente de uma ação que tive a oportunidade de visitar, foi aqui em São Paulo, no Parque Ibirapuera. O parque recebeu uma programação especial promovida pelo Instituto Avon, na qual, além de uma roda gigante que simbolizou entre tantas coisas, os altos e baixos de nossas vidas, as pessoas também tiveram a oportunidade de assistir um vídeo sobre o câncer de mama e também, de realizar exames no local, foram realizados aproximadamente 50 exames por dia. A ação ocorreu entre o dia 2 e 12 desse mês, acontecendo também no último dia, uma marcha! 



Para mais informações sobre o Outubro Rosa, prevenção e conscientização do câncer de mama e etc, acesse os links a seguir:

0 comentários