Cinema: A transformação das histórias infantis


Atualmente não é nenhuma surpresa quando nos dizem que um filme será inspirado em uma das clássicas histórias infantis, na verdade me pergunto se ainda restam algumas para servirem de base para algum novo longa, afinal, tantos já foram lançados! Em alguns vemos boa parte do clássico, com muitas de suas características, como em Malévola, já em outros, como Jack, o Caçador de Gigantes as modificações são bem maiores. A seguir, veja quais são algumas dessas histórias infantis que já foram transformadas no cinema e os filmes inspirados nelas, incluindo Cinderela, que será lançado em breve nos cinemas!


Alice no País das Maravilhas

Vale lembrar: O livro Alice no País das Maravilhas foi lançado em 1865 por Lewis Carroll (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson) e ao longo dos anos, inúmeras adaptações foram feitas, hoje em dia existem mais de 25 adaptações de Alice no País das Maravilhas, isso é claro, incluindo séries e filmes de diversos gêneros, como mudos e animações.

Há quase 5 anos foi lançado mais um filme inspirado na história, dessa vez, dirigido pelo criativo Tim Burton. Nessa versão, alguns personagens sofrem modificações e alguns pontos da história também, como por exemplo com Alice sendo colocada como a peça chave no conflito entre a Rainha de Copas e a Rainha Branca. Apesar das diferenças e semelhanças, é indiscutível que os efeitos são incríveis, vemos isso de uma forma notável quando Alice "entra" em outro mundo ao seguir o coelho branco. O filme traz atores muito conhecidos, como Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway. Veja o trailer a seguir:





Malévola

Vale lembrar: Malévola é inspirado na história A Bela Adormecida, que foi escrita por Charles Perrault, conhecido também como "Pai da Literatura Infantil", em 1697 foi lançado seu livro que reunia vários contos, entre eles os conhecidos Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Pequeno Polegar, O Gato de Botas e Cinderela! Seus contos sofreram muitas adaptações, por isso que algumas versões mais famosas não são completamente parecida com as que estão no livro.

É fato que Malévola traz um novo lado da história A Bela Adormecida, o filme foi lançado em 2014 e até então, creio que nenhum longa tivesse explorado tão bem o lado da "vilã". No início dele, vemos Malévola de uma forma inocente e doce enquanto criança, mas os acontecimentos ao longo de sua vida acabaram transformando quem ela era, mas não totalmente, vemos isso principalmente com sua relação com a princesa Aurora. O filme é bem fiel com várias partes da história, como por exemplo com a maldição, o dedo espetado e o beijo de amor verdadeiro ou melhor, o "salvador". Além disso, temos uma ótima atuação de Angelina Jolie! Assista a seguir o trailer:




•  Jack, o Caçador de Gigantes

Vale lembrar: Apesar da versão mais antiga conhecida ser de 1807 e escrita por Benjamin Tabart, a de Joseph Jacobs que foi publicada em 1890 é a mais popularizada. Pelo o que eu li, creio que o motivo disso seja que a versão escrita por Jacobs tenha uma estrutura melhor e retrate a moral da história de forma mais evidente.

Jack, o Caçador de Gigantes é uma das várias adaptações existentes do conto. Nesse longa, que foi lançado em 2013, temos um jovem camponês que sonha com uma vida melhor. Um dia, em uma troca, ele adquire feijões mágicos com o aviso de que molhá-los não é uma boa opção. Só que claramente acaba sendo o que acontece, mas o enorme pé de feijão, ao crescer acaba levando a sua casa, que é onde a princesa (por quem com certeza Jack tem interesse) está. O que ele não esperava é que além desse incidente, o pé de feijão estava ligando a terra dos gigantes ao local onde morava, eles eram extremamente temidos pelas pessoas e é nesse cenário que vemos o protagonista, que é interpretado por Nicholas Hoult,  tentando salvar não só a princesa, mas também o lugar onde vive.




João e Maria: Caçadores de Bruxas

Vale lembrar: João e Maria é um dos contos infantis mais famosos, ele é classificado como tradição oral, mas também foi  coletado pelos conhecidos irmãos Grimm, a versão deles é uma das mais famosas, assim como outros contos que aparecem no post, ele sofreu várias modificações ao longo do tempo.


Eu sei que só pelo título tem gente que já faz careta ou pensa "que merda", porque é claro que ninguém imaginaria que um dia o simples conto de João e Maria, viraria um filme desse gênero, mas calma, apesar da distância das semelhanças com o conto dos irmãos Grimm, que serviu de inspiração, essa nova versão foi bem feita, pelo menos na minha opinião o filme funciona bem. Acho que de todas as adaptações que estou colocando aqui, essa é uma das mais diferentes, talvez até supere Jack, o Caçador de Gigantes. No filme, os dois irmãos, João e Maria (interpretados por Jeremy Renner e Gemma Arterton) são conhecidos por acabarem com criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças em uma região, as autoridades do local acabam contratando os dois para resolverem o mistério. O filme segue um ritmo muito bom, fica claro que é puro entretenimento, não parece um clima forçado, é realmente uma versão que foi bem criada.Vale a pena assistir sem nenhum compromisso, nem esperando muito, nem esperando pouco!




• Cinderela

Vale lembrar: Bom, nesse não tem o vale lembrar que nem os outros, colocando datas e os escritores, porque em Malévola já está escrito sobre Cinderela. Só que é interessante, apesar disso, destacar também que os irmãos Grimm, também coletaram essa história (assim como muitas outras de Perrault), só que na versão deles não temos a famosa fada madrinha. A partir de muitos contos infantis surgiram inúmeras adaptações que buscam captar pelo menos características marcantes das histórias e Cinderela talvez seja um dos clássicos que mais inspiraram filmes. Até Hilary Duff e Selena Gomez já foram protagonistas de duas adaptações do clássico. Nem parece, mas a animação lançada pela Disney, que acredito que MUITA gente já assistiu, foi lançada em 1950 e nesse ano outra adaptação de Cinderela será lançada pela Walt Disney. 

O trailer deixará claro porque não tenho muito o que escrever sobre o filme, já que ele segue muitos pontos essenciais da história conhecida. Como por exemplo, nele, a jovem Ella perde seu pai e fica sob os cuidados da sua terrível madrasta, apesar de ter que trabalhar praticamente como empregada em sua própria casa, ela é uma pessoa tranquila e otimista. Alguns pontos são muito diferentes do clássico, mas no geral, a essência continua a mesma. Enfim, um dia ela acaba se encantando por um estranho na floresta e nem desconfia que ele é o príncipe. Ela é convidada para o baile e assim como no clássico, sua madrasta estraga seu vestido e desanima a garota, mas felizmente a fada madrinha (interpretada por Helena Bonham Carter) surge. A partir desse baile, sua vida muda totalmente, já que deixá-la longe do príncipe se torna um dos objetivos de sua madrasta. Veja o trailer abaixo:





Bom, além desses filmes que citei e falei um pouco a respeito, muitas outras adaptações já surgiram, de outros contos também, alguns bons exemplos são: A Garota da Capa Vermelha, Branca de Neve e o Caçador,  Espelho, Espelho Meu e também não tem como deixar de fora A Bela e a Fera, que já teve inúmeras adaptações, incluindo uma que provavelmente chega com Emma Watson no elenco!

0 comentários