Resenha: Quatro - Histórias da série Divergente




"Quatro, de Veronica Roth, se passa no mesmo mundo da série de sucesso internacional Divergente e é contado da perspectiva de Tobias Eaton. As quatro histórias incluídas - "A transferência", "A iniciação", "O filho" e "O traidor", além de três cenas exclusivas - dão aos leitores um eletrizante vislumbre da vida e do coração de Tobias e compõem o cenário da saga épica da trilogia Divergente."

Antes de Tris, outro divergente precisou lidar com questões pessoais e fazer escolhas decisivas: Tobias Eaton. Nesse livro, vemos tudo pela perspectiva interessante do personagem, desde antes sua transferência, até momentos depois da chegada de Beatrice Prior à sua vida. Já no início, descobrimos não só as questões que passavam pela mente de Tobias antes da cerimônia de escolha, mas também vemos como era sua vida com Marcus Eaton, seu pai, membro muito importante da Abnegação. Como seu filho teve coragem de se transferir? Quase ninguém se transferia dessa facção, era conhecida como uma das mais fiéis. Afinal, quais seriam os motivos para alguém fazer isso? Tobias sabia que precisava sair daquele lugar, era um fato que estava confuso e não sabia bem para onde ir, mas sua consciência pesava só de imaginar como seria continuar ali. Isso ele não aguentaria.

"Será que ele se lembra do que aconteceu ontem, ou será que já guardou o evento em um compartimento separado da mente, mantendo sua metade monstro separada de sua metade pai? Eu, no entanto, não tenho esses compartimentos e consigo ver todas as suas identidades sobrepostas, como camadas: o monstro, o pai, o homem, o líder de conselho e o viúvo." (página 32)

Na introdução, a autora já expressa seu interesse em explorar o personagem, que entrou na história como o instrutor, amigo e namorado de Tris, só que ele é bem mais do que isso e é justamente o que percebemos no decorrer da obra. Logo na primeira parte, Tobias, que ainda nem imagina as incríveis mudanças que sua vida sofreria, acorda da famosa simulação, que é coordenada por Tori, a mesma pessoa que no filme Divergente coordena a de Tris. Já nesse momento, vemos o quanto ele se incomoda com a ideia de continuar na abnegação, Tori o questiona sutilmente e antes que ele saia da sala, diz que quem precisará conviver com a escolha, é ele mesmo. Afinal, os outros vão superar, seguir em frente, mas se ele não se colocar como prioridade e pensar bem no seu futuro, isso o atormentará pelo resto da vida.

"Esta sala não é segura. Não existem salas seguras, assim como não existem verdades seguras ou segredos que possam ser contados com segurança." - Quatro (página 14)

Como muitos já sabem, na cerimônia de escolha Tobias opta pela Audácia. Facção onde conhece pessoas totalmente diferentes, onde ele realmente se conhece e descobre lados que imaginava não ter. Mesmo com dificuldades para se relacionar, conhece boas pessoas e é claro, pessoas que preferia não ter conhecido. Sua vida muda totalmente, mas não se deixe enganar, ele ainda é assombrado por questões antigas. Em suas simulações, seu pai aparece como um verdadeiro monstro, um monstro que ele realmente deseja manter distância, apesar de qualquer coisa. Depois de um período difícil, cheio de altos e baixos, que conta até mesmo com a perda de um dos colegas do iniciando, ele  se forma em primeiro lugar, mas precisa ficar de olhos bem abertos, pois com o tempo, ele descobre coisas que poderão mudar não só a sua vida, mas a de todas as facções.

"Tenho um novo nome, e isso significa que posso ser uma nova pessoa. Alguém que não aceita comentários agressivos de sabichões da Erudição. Alguém que sabe ser agressivo de volta.
Alguém, enfim, pronto para lutar.
Quatro." (página 62)
É um livro que principalmente quem curte divergente vai gostar de ler, ele é dividido em quatro partes, que levam os seguintes nomes: A transferência; A iniciação; O filho e por fim, O traidor. No entanto o livro não acaba por aí, após esses capítulos temos três cenas exclusivas!

Nos filmes, Quatro é interpretado por Theo James.


Título original: FOUR: A DIVERGENT COLLECTION
Autora: Veronica Roth
Páginas: 272
Tradução: Lucas Peterson
Primeira edição
Editora Rocco  Jovens Leitores

0 comentários