Compreendendo o caos


Por muito tempo, senti falta dos meus textos. Por que eu não escrevi mais? Sinceramente, fazem falta, mas algo que ainda não sei o que é, faz bem mais. É como se um item não se encaixasse, uma espécie de quebra-cabeça enorme, na minha frente e eu só consigo encarar todas as peças. Nesse ponto, já estão com as pontas desgastadas por causa de todos os esforços anteriores.

Há pouco, notei algo errado no número de peças, algumas não são minhas. Percebi que tentava encaixar, do melhor jeito possível, todas que estavam ali. Seguia esse caminho mesmo quando notava que as minhas ficavam amassadas e praticamente dobradas para o encaixe das outras.

Eu preciso arrumar tudo? Acho que está cada vez mais claro que não. Ainda não sei direito quais são as peças certas e por mais que uma sensação de organizá-las com urgência esteja me perseguindo, já sei por onde começar e torço para que a paciência esteja comigo.

Por incrível que pareça, todas as palavras anteriores foram escritas antes de todo o caos. Durante alguns dias, soou como se a urgência por arrumar tudo fosse ainda maior. Só que tenho descoberto a cada dia que não funcionamos desse jeito.

É preciso ter cuidado com a necessidade do entendimento completo. Acredito que essa busca incansável pelas razões de cada detalhe pode ser massante. Há momentos em que a pura contemplação basta, pois você finalmente reconhece o que não se encaixa mais.

0 comentários