Especial: Leonardo DiCaprio


Leonardo Wilhelm DiCaprio nasceu em Hollywood, na Califórnia, no ano de 1974. Desde cedo, a atuação fez parte de sua vida, mas foi em 1993 que viveu seu primeiro grande papel, o adolescente Toby, no longa O Despertar de Um Homem (título original: This Boy's Life), onde teve a oportunidade de contracenar com Robert De Niro. No mesmo ano, ele trabalhou com Johnny Depp no filme Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (What's Eating Gilbert Grape), um romance dirigido por Lasse Hallstrom que trouxe a primeira indicação de DiCaprio ao Oscar.


Nos anos seguintes, sua atuação continuou impressionando os críticos (continua até hoje, não é?) e projetos mais ambiciosos foram surgindo, por exemplo, The Quick and the Dead (1995), Romeo + Juliet (1996) e um dos filmes que seria impossível deixar de citar em um especial sobre o artista: Titanic, lançado em  1997.

Além disso, ele lançou sua própria produtora, a Appian Way e uma das várias obras que levam essa bandeira, é um documentário que ressalta questões ambientais, The 11th Hour, lançado em 2007, criado, produzido e narrado pelo próprio Leonardo DiCaprio. Outros filmes produzidos pela Appian Way, foram A Órfã (Orphan) e Inimigos Públicos (Public Enemies).


Hoje em dia, com 41 anos, o ator ocupa um lugar especial na industria cinematográfica, sendo um dos mais poderosos e influentes de Hollywood. Entre seus filmes mais famosos, além de Titanic, estão:

Django Livre

Django Livre (título original: Django Unchained) foi lançado em 2013, distribuído pela Sony Pictures e assim como grande parte dessa lista, ganhou inúmeras críticas positivas.  Dirigido por Quentin Tarantino, mesmo diretor de Pulp Fiction, Bastardos Inglórios e Os Oito Odiados. Entre seu elenco, estão Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio e Chistoph Waltz.



A Origem

A Origem (Inception), foi lançado em 2010 e dirigido por Christopher Nolan, mesmo diretor de Interestelar, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Batma - O Cavaleiro das Trevas e O Homem de Aço. Em seu elenco, estão Ellen Page, Hoseph Gordon-Levitt, Leonardo Di Caprio, Cillian Murphy, Michael Caie, Marion Cotillard e Tom Hardy.



O Lobo de Wall Street

Lançado em 2014, The Wolf of Wall Street, foi distríbuido pela Paris Filmes e dirigido por Martin Scorsese, mesmo diretor de Os Infiltrados e Ilha do Medo. A cinebiografia, tem entre seu elenco, além de Dicaprio, Jonah Hill, Margot Robbie e Matthew McConaughey.



Os Infiltrados

Lançado em 2006, The Departed foi distribuído pela Warner Bros. e como citado anteriormente, dirigido por Martin Scorsese. O drama policial conta com um grande elenco, que envolve além de DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Anthony Anderson, Vera Farmiga e Alec Baldwin.



Diamante de Sangue

Lançado em 2007, Blood Diamond, assim como o anterior, foi distribuído pela Warner Bros. Dirigido por Edward Zwick, mesmo diretor de O Último Samurai e Amor & Outras Drogas, o filme tem entre seu elenco DiCaprio, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly e Arnold Vosloo.



Sou suspeita para falar, mas de acordo com tudo o que vi/li até agora, creio que seu trabalho mais recente, O Regresso (The Revenant), entrará facilmente nessa lista. Sem dúvidas, o  ator é o favorito para ganhar o Oscar esse ano, por seu trabalho em O Regresso, que estreou no Brasil na primeira semana do mês e conta com 12 indicações ao Oscar, incluindo a de melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor ator coadjuvante. Veja a seguir o trailer:

0 comentários